João Vasco Paiva (1944-2004), nome da história autonómica açoreana e fundador do PPD Açores, foi em 1976 Indicado para a Junta Geral de Ponta Delgada, cabeça de lista por S. Miguel à Assembleia Regional e eleito Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia, lugar que deixou para assumir funções com Subsecretário Regional Adjunto da Presidência no 1º Governo Regional dos Açores. Em 1977 toma posse como Deputado Regional na Assembleia da República. Foi membro da Delegação Portuguesa da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e da respetiva Comissão dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Orçamento e Programa de Trabalhos Intergovernamentais. Quadro da EDA, em janeiro de 88 é requisitado para Presidente do C. A. da Companhia de Seguros Açoriana. Em 1994 é convidado pelo G. R. A. para Presidente do C. A. da EDA, cargo que desempenha até 1996. Exonerado por consequência da mudança politica na região retira-se da vida pública e dedica-se ao associativismo desportivo e ao golfe em particular, conjugando a prática da modalidade com a gestão desportiva quer no então Clube de Golfe de S. Miguel como, mais tarde, no Verdegolf Country Club.
A 24 de outubro, realizou-se no campo de golfe da Batalha, o torneio em sua homenagem. Parte do restrito número de provas do calendário anual do VGCC que pontua para as ordens de mérito teve a significativa participação de 56 jogadores.
Com resultados excelentes, Paulo Santos foi o grande vencedor na classificação gross com 71 pancadas, uma abaixo do P.A.R. do campo. Em net, a jovem promessa Margarida Rico, não deu hipótese à concorrência com um magnifico resultado de 61 pancadas, 11 abaixo do P.A.R.. Susan Brauchli com 71 pancadas foi a vencedora da categoria Senhoras e 8º da Geral net.