Embora o tempo tenha feito uma trégua durante a prova, o campo "pesado" pela chuva dos dias anteriores foi uma desafio adicional para os 45 participantes da ultima prova pontuável para as Ordem de Mérito de 2023 e um teste aos jogadores que disputavam a vitória dos rankings ainda com a classificação final em aberto, conforme comprovaram os resultados alcançados.
Paulo Santos, que já tinha garantido a vitória no ranking gross, volta a vencer esta categoria, com 31 pontos, e termina o ano com 1010 pontos, 94 pontos de vantagem sobre Roberto Rico, o 2º classificado. O registo do Paulo, é aliás brilhante, com 7 participações, 5 vitórias e dois 2º lugares.
Na geral net, o vencedor da prova foi Eduardo Faria, com 39 pontos, mais 1 ponto do que Bruno Pinto e 2 do que Miguel Tavares e Nuno Martins. Miguel vinha para este torneio ainda na disputa do título de vencedor da Ordem de Mérito Net mas o seu 3º lugar não foi suficiente para superar Paulo Teixeira da Silva que, ao garantir o 9º lugar, assegurou uma vantagem de 9 pontos e o título.
Nas outras 6 categorias em disputa: Miguel Tavares, nas I e II com 37 pontos; Bruno Pinto, na III com 38; António Duro, na IV com 37; Teresa Antunes, na V+ com 27; Margarida Rico, nas Senhoras com 34 pontos e Fernando Amado, com 35 nos Super-Séniores, foram os vencedores.
Com a vitória na categoria I e II, Miguel Tavares que tinha perdido a vitória no ranking do Geral net para Paulo Teixeira da Silva, vence esta categoria para jogadores com handicap até 11.5, com 161 pontos e mais 21 que o 2º, o mesmo rival da geral net.
Disputa interessante foi que opôs Pedro Melo e Vasco Amaral, na categoria IV, com Pedro a superiorizar-se por apenas 3 pontos, uma vez que o 5º lugar de Vasco apenas permitiu recuperar 2 pontos da difernça de 5 que tinham.
Nas restantes 4 categorias, os vencedores já estavam definidos e, depois de contabilizados os pontos do Fátima Ferreira d’Almeida, foram: Nuno Melo (III), Saúl Silva (V+), Angélica Ponta Garça (Senhoras) e Júlio Videira (Super-Séniores).
No final do torneio, a Fatima Ferreira d'Almeida, com a sua habitual boa disposição, fez a entrega dos troféus e dos muitos prémios da tômbola aos vencedores.