Depois de na semana anterior o torneio ter de ser adiado devido às condições climatéricas, no dia 11 de junho o tempo permitiu o início da fase da época em que, primordialmente, as provas se realizam no magnifíco campo de golfe das Furnas.
O campo, em excelentes condições apesar das dificeis condições de manutenção que enfrentou toda a semana devido à chuva, engalanou-se de vermelho e azul para receber a 2ª prova Remax Ilha, V Torneio da Ordem de Mérito (TOM) da época 2022. Miguel e Antonio Tavares esmeraram-se nos detalhes: tees e bandeiras personalizadas, placas identificadoras dos prémios especiais, pessoal de apoio "fardado" a rigor e um flute de champagne no regresso dos jogadores à clubhouse foram alguns dos mimos que abrilhantaram o evento.
Tambem desportivamente o torneio foi um enorme sucesso e um teste à capacidade dos 62 participantes ou para quase todos, uma vez que António Onofre esteve imparável vencendo todas as categorias em que competia. Gross (com 32 pontos), Geral Net e I e II categorias (com 41). Como os prémios não são acumuláveis, na Geral NEt o prémio foi atribuído a Manuel Lima, com 40 pontos, e nas I e II categorias (handicaps inferiores a 11.5) a Roberto Rico, com 36 pontos.
Nas restantes categorias, III (handicaps entre 11.5 e 18.4), IV (handicaps entre 18.5 e 26.4) e V+ (handicaps superiores ou iguais a 26.5), venceram José Machado (40 pontos), Carlos Comédias (39) e Clara Miguel (39) repectivamente.
Em Senhoras, o prémio foi atribuído a Michaela Costa com o resultado de 33 pontos e em Juniores ganhou Margarida Rico, com 27.
A espetacularidade da modalidade esteve presente até nos prémios especiais. Se o shot do Roberto Rico no 8 terminou logo com a discussão da bola mais perto do buraco homens a habilidade em fazer shots de precisão parece ser uma questão genética, uma vez que Margarida Rico, filha de Roberto, também venceu nas senhoras. No drive mais longo, Frederico Pinto venceu nos homens mas as senhoras decidiram acrescentar "drama" e conseguiram um tão inédito como improvável empate entre Pia Wikstrom e Michaela Costa.
A boa disposição e alegria manteve-se durante e depois do almoço com os irmãos Tavares, Miguel e António, a distribuiram a sua conhecida simpatia e os prémios da tômbola e desportivos. Já S. Pedro, que parecia ter querido redimir-se por ter inviabilizado que a prova se realizasse na semana anterior, mostrou que o seu pacto com a Remax afinal tinha hora marcada e decidiu voltar mostrar toda a sua "força" com enorme pancada de água ja no decorrer do almoço inviabilizando a habitual fotografia de grupo dos vencedores no exterior. Só mesmo a Remax e os irmãos Tavares conseguiriam estabelecer um tal pacto divino.